segunda-feira, 2 de maio de 2011

Desafio 4

Pela primeira vez no Brasil elegemos uma mulher para presidência da República. Isto gerou  boa "polêmica" linguística: Dilma Rousseff é “a presidente” ou “a presidenta” do país?

Faça sua análise considerando a questão do GÊNERO do substantivo.
Contextualize e dê exemplos.

O autor da melhor resposta ganhará um pacote de m&m'S !


5 comentários:

  1. A Presidenta Dilma está correto - seria correto também falar A Presidente Dilma, mas verificando termos gramaticais a forma mais correta e formal seria Presidenta Dilma.

    ResponderExcluir
  2. . Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira "Presidenta" do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia. Presidenta?Mas, afinal, que palavra é essa? Bem, vejamos: No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, [...]

    ResponderExcluir
  3. PRESIDENTE ou PRESIDENTA, Professora?

    - A forma erudita é Presidente. É bonito dizer: A Presidente do Brasil Dilma Rousseff. O feminino não é obrigatório, mas pode ser usado. Por isso o Dicionário Aurélio registra a forma feminina, com “a”, a Presidenta. Entretanto, há para considerar, nesse contexto, que a Academia Brasileira de Letras é conservadora, embora considere as duas formas. A acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo. Por vezes, a forma feminina ganha à feição pejorativa, como é o caso de CHEFA e PARENTA. Resta saber como Dilma vai desejar ser chamada. Mas Presidenta dói no ouvido! COMO DILMA SE INTITULOU NO SEU DISCURSO À NAÇÃO?

    - A Presidenta do Brasil!

    Vejam, acho que a senhora presidenta está dando um tiro no pé ao se autodenominar assim. Não é necessário forçar a expressão do gênero, basta provar que é competente, como já foi dito. Além do mais, ninguém é obrigado a usar uma palavra só porque ela consta no dicionário, vide a questão do “perca” (perda) que está lá no dicionário, mas é feia de doer. É preferível dizer: a Presidente Dilma Rousseff!

    ResponderExcluir
  4. As duas opções estão certas,pois o dicionário Aurélio apresenta as duas colocações, porém a expressão "A PRESDENTE" é mais agradável, além de não ser obrigatório o termo "A PRESIDENTA", mas considerando que as mulheres estão assumindo novas posições na sociedade , o uso da palavra "PRESIDENTA" enfatiza e reforça que Dilma é a primeira mulher na Presidência.

    ResponderExcluir
  5. João suas respostas estão corretas, mas tenho que valorizar a concisão da resposta de Milena.
    O próximo desafio já está na rede! Boa sorte aos dois!

    ResponderExcluir